Trabalho PEC2
A idade à época de maturidade sexual vai depender da raça e alimentação. Tem seu início quando os órgãos reprodutivos iniciam a sua função, sendo representada para a fêmea pelo 1º cio com ovulação. Isto ocorre, entre outros motivos, pelo nível nutricional sob o qual foram mantidas estas bezerras após o desmame, podendo antecipar ou retardar o aparecimento, em aproximadamente seis meses, variando ainda de raça para raça (CUNNINGHAM, 1999; HAFEZ, 1995).
Em termos médios, estima-se o seu aparecimento para fêmeas bovinas de raças européias entre os 9 a 12 meses de idade, sendo que para as raças zebuínas, caracteristicamente mais tardias, pode surgir fisiologicamente até os 24 meses e, para fêmeas ½ sangue (mãe zebuína X pai europeu) normalmente entre 12 e 20 meses. Com fins de utilização de novilhas para a reprodução, deve-se observar não só o aparecimento do cio, mas também, a maturidade sexual, ou seja, associando desenvolvimento corporal a possíveis dificuldades de parto. E também o fornecimento de nutrição adequada para esta novilha gestante, de modo que se mantenha crescendo, ganhando peso e chegando ao parto em boa condição corporal (VANZIN, 2000).
Ciclo Estral
Segundo Moreira (2002), o período que compreende dois estros consecutivos, envolvendo crescimento dos folículos ovarianos, é denominado ciclo estral, que tem duração de 18 a 24 dias, com um intervalo médio de 21 dias. O ciclo estral pode ser entendido como ritmo funcional dos órgãos reprodutivos femininos que se estabelece a partir da puberdade. Compreende as modificações cíclicas na fisiologia e na morfologia dos órgãos genitais e também no perfil dos hormônios relacionados