Universidade Federal Do Oeste Do Par
INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA (ISCO)
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE ELETROFORESE EM GEL DE POLIACRILAMIDA
SANTARÉM
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA (ISCO)
KERLY RIBEIRO ACÁCIO
SOFIA ADELAINE GONÇALVES DA ROCHA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE ELETROFORESE EM GEL DE POLIACRILAMIDA
Relatório de aula prática solicitado pela professora Rosa Helena Mourão como requisito para obtenção de nota parcial da terceira avaliação na disciplina Bioquímica 1.
SANTARÉM
2015
INTRODUÇÃO
A eletroforese é uma técnica analítica que separa moléculas por carga e tamanho. Na eletroforese de proteínas utiliza-se o gel de poliacrilamida, o qual é formado pela co-polimerização de acrilamida e bisacrilamida, constituindo-se em uma rede porosa, cujo diâmetro dos poros é inversamente proporcional a concentração de acrilamida. Quando deseja-se separar as proteínas somente por tamanho, utiliza-se a técnica de SDS-PAGE (SDS-Polyacrylamide Gel Electrophoresis). O SDS é um detergente aniônico forte, que se liga aos resíduos positivamente carregados das proteínas, conferindo às mesmas uma carga final negativa e ocasionando a desnaturação. Outro agente que auxilia na desnaturação proteica é o β-mercaptoetanol, que promove a redução das ligações dissulfeto entre os resíduos de cisteína. Desta forma, todas as proteínas da amostra possuirão carga negativa, estarão linearizadas, e migrarão em direção ao eletrodo positivamente carregado. A velocidade de migração dependerá somente da massa molecular, sendo que proteínas com menor tamanho passarão mais facilmente através da malha do gel e, portanto, migrarão a uma distância maior.
OBJETIVOS
Aprender o procedimento de preparação do gel de poliacrilamida para o uso na eletroforese. Realizar a eletroforese e observar o peso das proteínas após a corrida.
MATERIAIS E MÉTODOS
A aula prática foi dividida em dois dias, sendo o primeiro para