Relatório de documentário
RELATÓRIO DO DOCUMENTÁRIO: HISTÓRIA DAS COISAS
O documentário relata que as coisas se deslocam ao longo do sistema, conhecido como economia de materiais, este sistema possui cinco etapas, sendo elas extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo. Aparentemente esta tudo bem, mas não esta, este é um sistema em crise, pois se trata de um sistema linear.
Em todas as etapas esse sistema interage na vida real, interage com a sociedade, cultura, economia, o ambiente e durante essas etapas a vida vai se chocando contra seus limites.
Uma das coisas que falta neste sistema são as pessoas, as pessoas vivem e trabalham em todas as etapas deste sistema, sendo que algumas são mais importantes que outras, ou seja, umas têm maior poder de decisão que outras, estamos falando do governo e das corporações. Na medida em que as corporações cresceram o governo passou a se importar mais com o bem-estar deles do que com o nosso.
O nosso primeiro limite já esta presente na primeira etapa, a exploração de recursos naturais, estamos ficando sem recursos, durante as três últimas décadas foram consumidos 33% dos recursos naturais do planeta. Após extrair a matéria prima seguem para a segunda etapa do sistema a produção, onde se misturam com diversos tóxicos que convivemos diariamente. Após produzir seus produtos banhados por materiais tóxicos eles são distribuídos para vender o mais rápido possível, vendendo com preços baixos, exteriorizando os custos.
O motor desse sistema é o consumo, é através dele que nosso valor é demonstrado através de quanto consumimos, o quanto fazemos os produtos circularem. Neste sistema quem não possui ou não compra muito não tem valor. Mas 99% do que compramos vira lixo em menos de seis meses, isto ocorre por causa da obsolência planejada e obsolência perceptiva. A obsolência planejada é outro modo de dizer criado