Relatório Documentário "Nuvens de Veneno"
Relatório Documentário
Nuvens de Veneno
!
O documentário Nuvens de Veneno, produzido no ano de 2013, retrata a triste realidade da utilização de agrotóxicos nas lavouras do estado do Mato Grosso no Brasil. Este estado é um dos maiores produtores de soja do país e domina 50% da produção de algodão, o que lhe faz um estado rico e dependente da produção agrícola. Porém neste documentário, é possível perceber o grande impacto que esta dependência do estado causa a sua população, e claro, ao próprio alimento.
Portanto, uma pergunta é feita. Para onde vai os milhões de litros dos agrotóxicos usados nas plantações? A retirada dos biomas, dos animais, a quebra da cadeia que mantinha o equilibrio do ecossistema, a intoxicação das nascentes, poços artesianos, e das próprias pessoas, responde a pergunta. Todo o mal que os agrotóxicos podem trazer já afeta a todo o estado.
A grande crítica feita e que sustento é porque o governo brasileiro ainda libera o uso desse tipo de agrotóxico. Em países como Canadá, Estados Unidos e até a China o uso já foi proibido. E como causa desses produtos o investimento em saúde deve crescer ainda mais e o governo mantêm o uso destes pesticidas que levam facilmente a população à enfermidades, como câncer, malformações, problemas neurológicos e até a morte. A falta de controle da toxicidade na pulverização das lavouras também “contribui" para os diversos problemas que o estado lida diariamente.
Entretanto, a grave situação começa com os trabalhares que lidam diretamente com os pesticidas. Estes, na maioria dos casos, não utilizam mascaras, e respirados para manusear o produto. Deve haver um combate diretamente com os sindicatos dos trabalhares, mas principalmente, começar a mudança nas escolas. As crianças devem ter consciência do perigo que estão vivendo e devem lutar por melhora.
O uso dos agrotóxicos, busca a facilidade, ao pouco investimentos dos empresários, enfim, a economia, Porém quanto vale a vida de uma pessoa? Com