Citologia
GERÊNCIA DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL
DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSORA: LIDIANE LYRA
CITOLOGIA
I – INTRODUÇÃO
As células podem ser entendidas como a unidade morfológica dos seres vivos. Em alguns seres, como bactérias e protozoários, uma única célula constitui o próprio organismo – são, portanto, chamados de seres unicelulares. Em outros, como um ser humano e uma árvore, bilhões de células se associam formando o organismo – são os seres pluricelulares. Sabe-se que cada célula viva de um organismo pluricelular desempenha uma atividade “comunitária” integrada com as demais células. Mas desempenha também uma atividade particular em que é capaz de executar todas as funções vitais do organismo como um todo. Assim, entre outras manifestações de vida, uma célula é capaz de:
- Absorver do meio em que vive as substâncias de que necessita; - Extrair dos alimentos a energia que garante seu funcionamento normal; - Eliminar resíduos; - Reproduzir-se. Por isso, a célula, enquanto menor porção da matéria viva capaz de desempenhar as diversas atividades vitais associadas com a manutenção de vida em um organismo, pode ser também entendida como a unidade fisiológica dos seres vivos. A estrutura e o funcionamento dos seres vivos têm, portanto, como elemento básico a célula. Assim, pode-se afirmar que a célula é a unidade morfofisiológica de todos os seres vivos, com exceção dos vírus, que são atualmente considerados formas muito rudimentares de vida, pesar de não possuírem organização celular. Citologia é o ramo da biologia que estuda as células.
• Células procarióticas – Apresentam membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos, material genético. • Célula eucariótica – Célula animal - (membrana plasmática, citoplasma – retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias, lisossomos e centríolos), núcleo. Célula vegetal – parede celular, plastos, vacúolos;
[pic]
[pic]
II –