Relatório de Dilatação Térmica
Os conceitos da dilatação térmica (seja ela linear ou volumétrica) provem do estudo da Termologia. A Termologia ou Termofísica é a parte da Física que estuda o calor. Os fenômenos são interpretados a partir de modelos da estrutura da matéria, sob dois pontos de vista distintos, porém complementares: o macroscópico (temperatura, energia interna e pressão) e o microscópico (velocidade e energia cinética de átomos e moléculas).
Essas condições de agitação das partículas fazem que a parte da matéria expanda-se alterando seu tamanho físico. De maneira que se relaciona com seu coeficiente de dilatação cada material devido a sua forma de estrutura cristalina, por exeplo, para cada tipo de material existe um coeficiente de dilatação diferente.
OBJETIVOS
Obtenção do valor numérico de comparação das medidas da dilatação térmica da barra de alumínio desconsiderando erros, aplicações matemáticas das observações físicas desenvolvidas no experimento.
ESQUEMA DE MONTAGEM
O Método desenvolvido nessa experiência permite demonstrar através do experimento para demonstrar a dilatação térmica na barra de Aço medições executadas juntamente com os cálculos desse experimento possamos comprovar dos fundamentos da dilatação térmica no experimento.
Controlou-se a temperatura do gerador a fim de executar-se medições em 4 pontos para formação de um gráfico, afim de apresentar matematicamente o comportamento entre a temperatura e a dilatação térmica.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Temperatura do inicio do experimento: 22°C – Lo= 50CM = 500mm
Coeficiente de dilatação térmica do aço=11.10(elevado a -6)
1. Nesse experimento utilizou-se gerador de vapor, 2 termômetros, uma barra de Alumínio, um dilatometro. (Precisão do dilatometro 0,01mm).
2. Executou-se o zero do dilatometro exercendo o menos de pressão possível da ponteira do mesmo, pela barra de Aço.
3. Foi ligado o gerador de vapor antes fora inserido um dois termômetro no gerador de vapor para ser