Relatorio dilatação termica
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Vitória
Novembro / 2013
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Vitória
Novembro / 2013
SUMÁRIO
1 – EXPERIMENTO: A transferência (transmissão, propagação) do calor
1.1 - OBJETIVO
Identificar, comparar e classificar as formas de propagação de calor reconhecendo que o calor, para se propagar, necessita de uma diferença de temperatura entre as regiões de escoamento e verificar que o fluxo térmico é sempre no sentido das temperaturas decrescentes.
1.2 - INTRODUÇÃO
Calor é o termo associado à transferência de energia térmica de um sistema a outro - ou entre partes de um mesmo sistema - exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Designa também a quantidade de energia térmica transferida em tal processo.
O calor é uma das duas formas possíveis para se transferir energia de um sistema a outro (a outra forma é quando um corpo realiza trabalho sobre outro); e expressa a quantidade de energia transferida através da fronteira comum aos sistemas. Dá-se portanto sem a associação causal direta com eventuais variações nos volumes dos sistemas, mesmo considerado que, em alguns casos, variações de volume acabem por secundariamente levar à existência de calor, mediante a indução prévia de diferenças de temperaturas.
1.3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os processos físicos atrelados à existência de calor podem ser separados essencialmente em dois grupos: os que demandam a existência de matéria entre os sistemas ou entre as partes em consideração; e os que ocorrem mesmo em ausência de matéria entre as partes. Nesse último grupo, os processos físicos apoiam-se essencialmente no princípio do calor por radiação. No primeiro grupo, contudo, separam-se os processos físicos em dois subconjuntos: um onde agrupam-se os processos que demandam a existência de matéria sem contudo implicarem a dinâmica dessa, apoiados no princípio do calor por