RELATORIO DILATACAO TERMICA
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JARAGUÁ
CURSO BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL
DILATAÇÃO TÉRMICA
Ana Carolina Moura
Felipe Lemes
Isabelle Cristina
Nathalia Karoline
Turma B1
Prof.: Henrique Nunes
JARAGUÁ – GO
AGOSTO – 2015
OBJETIVO TEÓRICO
O objetivo do experimento é obter o valor da constante elástica da mola fazendo o uso do método gráfico em papel milimetrado e comparar com o valor obtido pelo método estático, também, verificar a validade da Lei de Hooke fazendo medidas da deformação de uma mola em função do peso de um corpo de massa variável acoplado a ela, além da familiarização dos alunos com os materiais utilizados.
INTRODUÇÃO
Quando forças externas atuam em um corpo sólido, a deformação resultante do corpo depende tanto da extensão no material, da direção e o tipo de força aplicada. O material é chamado de elástico quando recupera a sua forma original, após a remoção da força externa aplicada sobre ele, com isto, temos de determinar a constante elástica de uma mola helicoidal através do método estático; constante elástica de uma mola helicoidal através do método dinâmico; linearizando as equações trabalhadas, representando graficamente os dados experimentais e utilizar regressão linear para a determinação da grandeza estudada.
Pela Lei de Hooke, a cada esforço F realizado numa mola helicoidal fixa por uma das extremidades, corresponde uma deformação proporcional a ΔL. À constante de proporcionalidade k dá-se a denominação de constante elástica das molas.
O presente relatório apresenta experimentos para determinar a constante elástica de uma mola, visando à análise experimental da Lei de Hooke através do uso de molas e pesos em diversos modos de associação.
Foi aferido o comprimento inicial da mola, o comprimento final, e depois foi retirado o peso e feito uma análise para ver se houve deformação na mola. Por último fez-se os cálculos necessários.
MATERIAIS