fisico quimica
Atividade semi-presencial no 2
Interpretação de artigos relacionados a Fenômenos de Superfície
Nomes: Márcia Beroth, Suelen, Fabiel, Bruna e Lucas Wolff.
Artigo 2- Redução da Evaporação de Amostras de Água Superficial por Filmes Monomolecular.
1)Qual a contribuição dada por Gugliotti e colaboradores no desenvolvimento da técnica de redução de evaporação de água em reservatórios a partir do uso de tensoativos?
Eles utilizaram (invés de água deionizada e bidestilada, como os demais estudos usavam) água natural dos reservatórios de Guarapiranga e Billing da região de São Paulo e o experimento foi efetuado logo após a coleta para não alterar as características naturais das amostras e não usaram surfactantes puros, utilizaram uma mistura de hexadecanol e octadecanol para a formação do filme monomolecular.
2) Descreva o processo experimental usado no trabalho, identificando os reservatórios de água escolhidos para coleta das amostras, a composição dos filmes formados, a técnica usada para determinar a redução na evaporação e o método empregado para determinar a tensão superficial das amostras com tensoativo. Explique como foi identificada a formação do filme sobre a água.
Reservatórios de água: reservatórios de Guarapiranga e Billing da região sul de São Paulo. A coleta foi efetuada conforme Standard Methods.
Para determinar a redução da evaporação eles utilizaram a seguinte técnica: logo que as amostras chegaram ao laboratório eles colocaram, cada amostra, em placa de petry (volume de 20 mL) e em uma “bandeja” (2000 mL). Estes recipientes com as amostras ficaram expostos ao ar com condições de temperatura, umidade e circulação de ar controladas por 22 horas (placas de petry) e 72 horas (bandejas). A redução por evaporação foi estimada pela diferença do volume final e inicial das amostras com e sem o filme no final dos experimentos.
Composição dos fimes formados: para o experimento foi utilizado alcoóis