Resumo Químico
Introdução:
Em um dos pilares da economia brasileira temos uma festejada retomada de crescimento, este setor, construção civil, tem a mais forte e duradoura ascensão dos últimos 25 anos. A associação dos fabricantes de material de construção estima em 85% a ocupação atual, alta, segundo sua própria avaliação.
Os investimentos industriais já anunciados asseguram o atendimento do mercado brasileiro ante o crescimento de 18%. Nesse caso, a indústria fechará o ano com uma taxa de ocupação de 85%. Para 2009, a previsão é de crescimento de 12%.
Em outro pilar da economia, o segmento de veículos automotores a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que a produção brasileira de veículos continue crescendo nos próximos anos. A indústria brasileira fechou 2007 com o número recorde de 2,977 milhões de veículos produzidos e deve alcançar este ano a marca de 3,425 milhões, alta superior a 15%. Entre 2008 e 2011, o setor deverá investir 20 bilhões de dólares no Brasil.
"Segundo um estudo da Price Waterhouse, o Brasil deverá ter um crescimento estável em torno de 10% ao ano pelo menos até 2013", afirmou o vice-presidente da Anfavea, Alberto Mayer, durante seminário do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que acontece na cidade alemã de Colônia.
Em 2013, o Brasil chegaria à marca de 5,1 milhões de veículos. O rápido crescimento da produção fez com o que país ultrapassasse a França no primeiro semestre deste ano e se tornasse o sexto maior produtor de automóveis do mundo. Outro fator importante é o crescimento do setor agrícola, o que aumenta a demanda por caminhões (para o escoamento da safra) e por tratores. "O mercado de caminhões cresceu 30% em 2007 e deverá crescer ainda mais este ano. Esses números são recordes. Em nosso terceiro pilar economico temos a chamado Linha Branca – segundo a “Eletro” – (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) - As vendas de