Resumo Dos Artigos Dos Elementos Quimicos
Graduação em Engenharia Mecânica
Diego de Souza Rosa
Química
Resumo dos Artigos
Sapucaia do Sul – Rio Grande do Sul
Resumo do artigo 01 – Bronze de Tungstênio
Na Terceira Conferência Internacional sobre fusão a frio, realizada em Nagoya, Japão, em 02 de outubro de 1992, cientistas russos informaram sobre alguns resultados sensacionais, pois foram pioneiros no desenvolvimento de um material inteiramente novo utilizando a fusão a frio, um único cristal de bronze de tungstênio. Esta experiência foi relatada por Kabir Kaliyev.
O bronze de tungstênio é um composto muito interessante, mas pouco apreciado, na família dos materiais eles não estão relacionados com o bronze por ser uma liga de cobre e estanho, exceto pela sua coloração. No entanto a estrutura de bronzes de tungstênio é semelhante aos dos supercondutores de óxido de coppell de alta temperatura, em fato, os bronzes de tungstênio foram os primeiros supercondutores de óxido, e foram o foco de extensas pesquisas anos atrás. Mas, no início dos anos 1980, a maior parte deste trabalho foi posta de lado em favor de outras atividades.
Os bronzes de tungstênio são um grupo de compostos feitos de trióxido de tungsténio, WO, e um metal alcalino, tal como sódio (Na), potássio (K), o rubídio (Rb), ou césio (Cs). A forma química geral é MxW03, onde M=Na, K, Rb, Cs e O < x < l. A cor destes compostos varia com a composição, em x=0.93, a cor é um bronze amarelo-dourado; em x = 0,32 a cor é um azul-violeta. Por esta razão, os bronzes de tungsténio são usados como pigmentos em tintas. A variação na composição também afeta a estrutura do composto.
Bronzes de óxido de tungstênio também são eletrólitos sólidos com formação de mista (cátion-elétron) condutividade. Nestas substâncias, uma sub-estrutura é estável pelos octaedros de W06, enquanto cátions de metais alcalinos (de hidrogênio) são deslocados para dentro dos espaços