Resumo - Constituintes químicos dos seres vivos
Todos os seres vivos, e consequentemente as suas células, são constituídas por moléculas orgânicas de grandes dimensões denominadas macromoléculas. Estas são formadas por um reduzido número de elementos químicos.
Da constituição das células também fazem parte vários sais minerais, tais como: potássio, magnésio, ferro, entre outros.
Compostos inorgânicos - São de origem mineral e provêm basicamente do meio físico externo. Estes são:
Água;
Sais minerais.
Compostos orgânicos - São compostos de carbono, isto é, têm como estrutura básica um "esqueleto" e átomos de carbono. Estes são:
Prótidos;
Glícidos;
Lípidos;
Ácidos nucleicos.
Compostos inorgânicos : Água
A água é o composto mais importante nas células.
Esta constitui o meio onde ocorrem todas as reações celulares, sendo também responsável por várias reações químicas vitais.
As propriedades da água residem no facto desta molécula, apesar de eletricamente neutra, possuir polaridade. Polaridade esta que permite a ligação entre moléculas de água (através de pontes de hidrogénio) e entre outras substâncias igualmente polares.
A polaridade da mesma contribui também para o grande poder solvente da água.
Macromoléculas biológicas
Polímeros são macromoléculas constituídas por um grande número de unidades básicas, os monómeros.
Monómeros - Molécula com baixo peso molecular que pode ser ligada a outros compostos semelhantes para originar um polímero.
Reação de condensação é uma reação de síntese ou de formação de polímeros a partir da ligação de monómeros com libertação de água. Por cada ligação liberta-se uma molécula de água.
Reação de hidrólise é aquela em que há uma separação/destruição de monómeros de um polímero com gasto de água. Gastam-se tantas moléculas de água quantas as ligações que se rompem entre monómeros.
Polímeros
Monómeros
Proteínas
Aminoácidos
Glícidos ou Hidratos de Carbono
Monossacarídeos ou oses
Lípidos
Ácidos gordos
Ácidos