Arquitetura do Conjunto Habitacional do Pedregulho
Professor(a): A.D
TRABALHO DE ESPAÇO E COMPOSIÇÃO
Palmas, 11 de novembro de 2013.
Nomes: K.A
Professor(a): A.D
TRABALHO REFERENTE AO ARQUITETO AFFONSO EDUARDO REIDY E SUA OBRA CONJUNTO RESIDENCIAL PREFEITO MENDES DE MORAES (PEDREGULHO)
Palmas, 11 de novembro de 2013
1. Apresentação do AUTOR e do local da obra: contexto e intenção arquitetural: Arquiteto a ser contextualizado: Affonso Eduardo Reidy, formado na Escola Nacional de Belas-Artes em 1930, fez parte da geração que teve papel decisivo na renovação da arquitetura brasileira, ao lado de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Obra a ser contextualizada: Conjunto Habitacional do Pedregulho, bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro - 1947
1.1. Contextualizar o Autor da obra
. Suas referências na concepção arquitetônica foram, principalmente, Walter Goupius Frank Lloyd Wright e Le Corbusier. . Fora inspirado pelos movimentos do Iternational Style, do Modernismo e da Bauhaus justamente tendo como principais representantes, respectivamente, Frank Lloyd Wright, Le Corbusier e Walter Groupius. No entanto também se inspirou em um movimento a qual fora um dos pioneiros, a qual ficaria conhecida como Escola Carioca. As correntes arquitetônicas de ambos são provenientes de uma mesma época, a qual abandona-se a ornamentação e aplica-se com vigor o funcionalismo, sendo assim uma arquitetura pura e racionalista. . Suas principais obras foram, principalmente, obras estatais, como o planejamento da Esplanada do Castelo e projeto do Ministério da Educação e Saúde, Albergue da Boa Vontade, (a primeira obra modernista do Rio), Aterro do Flamengo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Conjunto Residencial de Pedregulho. No entanto sua dedicação social não se restringiu somente ao solo