sistemas de contabalidade, Escrituracao e Harmonizacao contabilistica
2471 palavras
10 páginas
INDICE1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objectivo demonstrar a importância da normalização contabilística, dos sistemas de contabilidade da Escrituraçao e Harmonizaçao Contabilística para a análise da informação financeira, tendo em conta o meio envolvente em que, hoje, as empresas encontram-se inseridas. As mudanças que ocorreram na económia global levaram a que as empresas passassem a adoptar novas formas de elaborar o reporter financeiro como forma de acompanhar essa evolução.
A harmonização contabilística, surge neste contexto, como forma de reduzir as diferenças existentes no relato financeiro dos vários países. Nesse sentido o trabalho abordará as várias iniciativas que têm sido feitas em favor da harmonização/normalização contabilística e a sua relevância no contexto internacional e nacional. A metodologia utilizada no trabalho baseia-se na revisão bibliográfica em livros, revistas, pela consulta de saites na Internet.
2-Sistemas de contabilidade e escrituração contabilística
2.1Sistemas de escrituração
De acordo com a lei vigente, as variações patrimonial são sempre registadas no diário e no razão podendo ser registados noutros livros (auxiliares) com vista a simplificar a escrituração
Portanto, em todos os sistemas de escrituração existe, pelo menos, um diário e uma razão, distingue-se uns dos outros, pelo número de diários utilizados um sistema de escrituração caracteriza-se:
Pelos livros utilizados;
Pela forma de escrituração dos livros
Pela coordenação existente entre livros
Neste sistema. Todos os factos patrimonial são registados a partir dos documentos, através do lançamento por ordem de datas no diário Geralmente analíticos, e seguidamente são transcritos para a razão geral analítica com as contas movimentadasNo final de cada mês elabora-se o balancete do razão para verificar se:
O sistema clássico puro apresenta varias inconvenientes: Não permite a divisão do trabalho, dado que