relatório de deslocamento de metais
Reações de deslocamento são aquelas que ocorrem quando uma substância simples (formada por um único elemento) reage com uma substância composta, "trocando" de lugar com essa última, formando uma nova substância simples,como é representado no esquema a seguir.
Para que isso ocorra, a substância simples, no caso simbolizada por A, deve ser mais reativa que o elemento que será deslocado .
As reações de deslocamento são um tipo de reação de oxirredução, pois há transferência de elétrons da substância simples para a composta.
No caso dos metais, há uma fila de reatividade.
A mesma foi desenvolvida pelo fato dos metais terem a tendência de ceder elétrons, isto é, de se oxidar. Quando vários metais foram comparados, o que possuiu maior tendência de doar elétrons foi considerado mais reativo. Os metais menos reativos, com menor tendência de ceder, aparecem no final da fila. Os metais reativos doam elétrons para os menos reativos espontaneamente, estabelecendo assim, as reações espontâneas. Quando ocorre o inverso, ou seja, um metal menos reativo cede elétrons para um metal mais reativo, constitui-se uma reação não espontânea. Consequentemente, a reatividade dos metais está associada também à sua energia de ionização, a energia mínima necessária para remover um elétron do átomo gasoso em seu estado fundamental.
O cobre, mercúrio, prata, paládio, platina e ouro são chamados de metais nobres, justamente por possuírem baixa reatividade.
Materiais e reagentes
Tubo de ensaio
Estante para os tubos de ensaio
Bequer de 100 mL
Béquer de 600 mL
Béquer de 1L
Aparas de Zn, Cu, Fe e Mg
Fio de cobre
Pregos
Solução 0,1 mol/L de CuSO4
Solução 0,1 mol/L de Pb(NO3)2
Solução 0,1 mol/L de ZnSO4
Solução 0,25 mol/L de AgNO3
HNO3 concentrado e solução 6,0 mol/L
Solução de HNO3 concentrado
H2SO4 concentrado e solução a 20%
Solução 3,0 mol/L de NaOH
Solução 3,0 mol/L de HCl
Papel indicador universal