Relatório de Compactação dos Solos
Compactação dos Solos.
Norma:
DNER-ME 129/94.
Objetivo:
Esse ensaio busca determinar a correlação entre o teor de umidade e a massa específica aparente do solo seco, quando a fração do solo que passa pela peneira de 19mm é compactada nas energias de compactação normal, intermediária e modificada, usando amostras não trabalhadas.
Aparelhagem:
Foi utilizado molde cilíndrico metálico de 15,2 cm, de diâmetro interno, com precisão de mais ou menos 0,05 cm e 17,8 cm, de altura, com precisão de mais ou menos 0,02 cm, com entalhe superior externo em meia espessura; cilindro complementar com 6,4 cm de altura e com o mesmo diâmetro do molde, com entalhe inferior interno em meia espessura e na altura de 1 cm, base metálica com dispositivo de fixação ao molde cilíndrico e ao cilindro complementar, tudo conforme a Figura abaixo. O molde cilíndrico e o complementar devem ser constituídos do mesmo material.
Disco espaçador metálico de 15,00 cm de diâmetro, com precisão de mais ou menos 0,05 cm de diâmetro e de altura igual a 6,4 cm, com precisão de mais ou menos 0,02 cm conforme Figura abaixo.
Foi utilizado soquete metálico cilíndrico, de face interior plana de diâmetro igual a 5,08 cm e com a altura de queda igual a 45,72 cm, com precisão de mais ou menos 0,15 cm conforme figura abaixo. A camisa cilíndrica do soquete deve possuir pelo menos 4 (quatro) orifícios de 1 cm de diâmetro, em cada extremidade, separados entre si de 90º e aproximadamente a 20 cm das extremidades. Instrumental mecanizado para desempenho das mesmas funções pode ser usado, devendo para esse fim ser sempre ajustada a altura de queda do soquete, por meio de dispositivo regulador próprio, para aplicação dos golpes.
Extrator de amostra do molde cilíndrico, para funcionamento por meio de macaco hidráulico, com movimento alternativo de uma alavanca;
Balança com capacidade de 20 kg, com sensibilidade de 1 g;
Balança com capacidade de 1 kg, com