Relatório de compactação dos solos
Escola de Engenharia
LABORATÓRIO
GEOTECNIA - I
Alunos: Lincoln Tavares Walkowicz Ivonaldo
Engenharia Civil – 5B – Noturno
Professor: Lucas Vissotto
Assunto: Ensaio de Compressão Simples para Solos
Brasília, 19 de Abril de 2012.
Introdução
Para aplicarmos nas fundações precisamos conhecer o σc dos solos. São realizados diversos ensaios e correlações, mas o principal ensaio é o de compressão simples. Deve-se ressaltar, contudo, que em muitos casos (inclusive para alguns solos), a curva tensão deformação apresentada pelo material é de natureza tal que impede que uma definição precisa do ponto de ruptura seja estabelecida. Desta forma, poderíamos definir como ruptura a máxima tensão a qual um determinado material (solo) pode suportar, ou, de outra forma, a tensão apresentada pelo material para um nível de deformação suficientemente grande para caracterizar uma condição de ruptura do mesmo.
Objetivo
Definir a resistência à compressão simples para os solos.
Equipamentos
* Peneira #40 * Cadinho * Molde cilíndrico metálico * Soquete pequeno metálico * Proveta de plástico de 500 ml * Espátula * Balança * Prensa
Preparação da Amostra
No dia 17 de fevereiro de 2012, no local supracitado, após a retirada de 10 (dez) centímetros da camada vegetal existente, foi extraída uma quantia de aproximadamente de 20 (vinte) Kg de material. Por ser uma época de altas umidades por motivos de chuvas, tal material ficou dispersado em local aberto, porém coberto (Galpão), em cima de uma chapa de Madeirit por um prazo de 07 (sete) dias, buscando assim a eliminação ao máximo possível de sua umidade.
Material Ensaiado
Solo extraído no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento – Conjunto 1 em frente ao Lote 01 – Guará – Brasília – DF.
Método de Ensaio
Separado uma amostra destorroado e após passado na peneira