Relatório Compactação Mec Solos
O ensaio de compactação é realizado para que seja possível ser traçada uma curva de variação da massa específica aparente seca em função do teor de umidade para uma dada energia de compactação que é aplicada no solo. Essa curva é possível identificar pontos máximos de teor de umidade X massa específica aparente seca que será reproduzido em campo.
A compactação do solo até esse ponto máximo permite identificar o grau de compactação necessário para obter o solo em sua maior resistência ao cisalhamento, menos permeabilidade e compressibilidade, pois, ao compactar o solo, é diminuído o volume de vazios tornando-o mais denso.
Corpo de prova
Antes de ser moldado o corpo de prova, o solo foi passado pela peneira #4 de 4,8 mm e pela correção na quantidade de água, de modo em que o solo ficou com cinco por cento abaixo da umidade ótima estimada.
O solo foi então colocado no cilindro pequeno, que possui 123,7 mm de altura, de modo que preenchesse apenas 1/3 do volume total do cilindro. Com auxilio dos soquetes, foram aplicados os golpes nas camadas conforme a tabela X. O mesmo se repetiu com a segunda e terceira camada, sendo que durante a realização da terceira camada teve-se a atenção de colocar o colar do cilindro para que seja possível moldar um corpo de prova com as dimensões internas do cilindro.
Após a compactação, os corpos de prova foram pesados e os resultados também podem-se encontrar na tabela abaixo. Com o corpo de prova pronto, é possível realizar as quantidades de teor de umidade do solo compactado.
1.1.1 Resultados e dados do solo
Os dados obtidos em laboratório pelo grupo estão descritos na Tabela 1. Foi fornecido também dados para base de cálculos da Tabela 3 a partir da Tabela 2.
Capsula
P25
P63
P12
P57
P11
Solidos + Tara + Agua
17,74
18,06
20,00
18,65
19,61
Número de Golpes
36
28
22
18
16
Tabela 1: Dados obtidos em laboratório pelo grupo
Capsula
87
89
17
92
73
Peso Total
74,80