Relatório de bioquímica
PROFESSOR (A): PATRÍCIA SILVESTRE LIMEIRA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
HORÁRIO: 2C5C
RELATÓRIO nº 2
ANÁLISE QUANTITATIVA DE BIOMOLÉCULAS
Introdução
As biomoléculas são compostos produzidos por seres vivos e participam do funcionamento e estrutura da matéria viva. São, em sua maioria, compostos por Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio. Estas biomoléculas são as proteínas, lipídios, carboidratos, etc..
Biomoléculas podem ser orgânicas, como por exemplo, as proteínas e lipídios que formam moléculas de grandes dimensões, as chamadas macromoléculas; estas macromoléculas são formadas por unidades fundamentais e quase sempre possuem estruturas químicas e espaciais muito complexas. As biomoléculas também podem ser inorgânicas, como os sais minerais e a água.
O peso seco dessas moléculas é composto por 50 a 60% de Carbono, 25 a 30% de Oxigênio, 08 a 10% de Nitrogênio e 03 a 04% de Hidrogênio.
Proteínas
Figura 1. Estrutura das proteínas: primária, secundária, terciária e quaternária.
(http://www.umass.edu/molvis/workshop/imgs/protein-structure2.png)
As proteínas são biomoléculas de alto peso molecular (macromoléculas) e são formadas por 20 tipos diferentes de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. É o composto orgânico mais abundante de matéria viva e são encontradas em todas as partes de todas as células por serem fundamentais em todas as funções e estruturas das células. A origem do nome “proteína” vem do grego “proteios”, que significa “em primeiro lugar”, indicando sua fundamental importância para a vida.
Figura 2. Ligação peptídica. (http://2.bp.blogspot.com/__tHsaHMfNP0/TO2kD-I7sVI/AAAAAAAABHQ/aSentVbNN7Q/s320/ligacaopeptidica.jpg) A proteína é a tradução do material genético do DNA, e cada tipo de proteína possui estruturas e funções distintas. Essas macromoléculas são polímeros de aminoácidos, pois têm como base de sua estrutura os polipeptídios formados entre os grupos NH2 (amino) de um aminoácido e