Relatório de biologia 11ºano
Objectivo
O principal objectivo desta actividade experimental é isolar o DNA das células do kiwi, tendo também como outros objectivos conhecer técnicas de isolação de DNA das células, e também compreender o processo necessário à isolação do DNA.
Introdução
O DNA é um ácido desoxirribonucleico, sendo um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e o funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus.
O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas. Os segmentos de DNA que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de DNA está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Dentro da célula, o DNA é organizado numa estrutura chamada cromossoma, sendo que esta estrutura antes da divisão celular sofre um processo chamado replicação, ou seja, ocorre a duplicação da molécula de DNA em duas exactamente iguais. O conjunto de cromossomas de uma célula forma o cariótipo. No núcleo, esta molécula está associada a proteínas específicas, as histonas, formando a cromatina. A cromatina além de ser constituída apenas por uma molécula de DNA, forma também uma cópia de si própria, sendo que inicialmente as duas moléculas mantêm-se unidas, ligadas por proteínas designadas coesinas. Em determinado momento do ciclo celular, as coesinas são removidas quase na totalidade, ficando restrita a um pequeno local – o centrómero.
A molécula de DNA é formada por duas cadeias polinucleotídica: antiparalelas e enroladas em hélice.
O DNA tem uma estrutura tridimensional. O ângulo de ligações entre as bases azotadas obriga a molécula a «torcer-se», adquirindo, assim , a forma de uma hélice.
A unidade fundamental do DNA é o nucleótido que resulta da ligação entre: * uma base azotada - A-adenina, G-guanina, C-citosina, T-timina; * uma pentose (desoxirribose); * um grupo fosfato.