Professora
11ºANO
.
Assunto: Normas para a elaboração do relatório “V de Gowin”
Na década de 70, surge um novo método de construir, apresentar e divulgar o conhecimento científico o diagrama V de Gowin.
Este diagrama, tem a forma de V e pode ser elaborado em qualquer actividade prática.
No centro de V de Gowin, encontra-se a questão principal ou problema, do qual se parte para a construção do conhecimento. O diagrama consta ainda de duas vertentes do conhecimento científico: a conceptual e a metodológica.
Na vertente conceptual encontra-se todo o conhecimento científico divulgado e conhecido onde assenta a actividade experimental que se vai desenvolver. Também se chama o lado do pensar.
Este lado é formado por 3 itens: Teoria, princípios e conceitos.
Na vertente metodológica, encontram-se os itens que resultam da aplicação do método na actividade experimental: Registos, Transformações e Conclusão ou Conhecimento adquirido. O que liga estas duas vertentes são os acontecimentos e os objectos que ocupam o vértice do V.
Fig. 1
ESCOLA SECUNDÁRIA AUGUSTO GOMES
1
INTERPRETAÇÃO DO V DE GOWIN
PROBLEMA – Corresponde à formulação de uma questão, apresentada na forma interrogativa e que relaciona o acontecimento principal com conceitos e princípios que figuram no V de
Gowin.
TEORIA – As teorias são conhecimentos científicos desenvolvidos por investigadores que tentam explicar e prever as interacções entre conceito, acontecimento e conhecimento adquirido.
Em muitos casos, a teoria que está por detrás da matéria em estudo pode não ser evidente. Por isso haverá alturas em que não seremos capazes de preencher esta parte do V. No entanto, é importante compreender que de facto existe uma teoria a operar na explicação dos conhecimentos e na previsão do novo conhecimento.
PRINCÍPIOS – Correspondem às ideias que gerem o conhecimento científico. Neste parâmetro, encontra-se todo o conhecimento necessário à interpretação da actividade