Relatório de visita de estudo
No dia 25 de Maio de 2012, a turma 11º CT4, juntamente com a turma 11º CT1, realizou uma visita de estudo ao parque Natural do Litoral Norte em Esposende, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia de 11ºano.
Esta visita teve como objectivo actualizar conhecimentos de base, aplicar vertentes teórico-práticas numa Educação Ambiental eficaz, realçar e valorizar o património biológico, arqueologia e cultura como componentes de um todo caracterizado e modelador do meio compreender a necessidade de uma gestão integrada do espaço natural visando a sua sustentabilidade e estabelecer a relação entre conservação do património ambiental e politicas de desenvolvimento regional.
Chegamos por volta das 9h e 15 minutos e começamos por visitar a zona estuarina do rio Cavado, cujo nosso guia foi o professor Vítor Viana nos fornecia algumas informações (como numa aula só que ao ar livre). Visitamos os prados salgados onde verificamos que aí existia baixa biodiversidade, devido ao elevado nível de salinidade, em que plantas como os juncos e as salgadeiras tiveram de desenvolver adaptações para este meio. Na zona mais afastada do rio já era possível observar uma maior biodiversidade (ex.: tremoceiros bravos), devido à diferença de cota. Seguimos com a visita percorrendo os passadiços até chegarmos a uma zona onde vimos uma rede de canais onde estavam tainhas, que formam um habitat chamado zona do Sapal. Aprendemos que os estuários servem de filtros às águas, fazendo com que as águas cheguem mais limpas ao mar, sendo assim, um estuário tem algumas funções, como por exemplo a filtração.
Após esta passagem pelo estuário fomos á Praia de Ofir, com o objectivo de observar os esporões, sistemas dunares, os vários tipos de dunas (dunas embrionárias, duna secundária, duna branca) e os maus exemplos de ocupação antrópica, como por exemplo as torres de Ofir ou as três tristes torres, pois estas estão em risco de cair devido à sua construção próxima da