MATERIAIS MODERNOS
Hoje em nosso dia-dia estamos vinculados a diversos tipos de materiais ao qual surgiram ao longo de descobertas em seculos passados e que são aperfeiçoadas ao longo de cada pesquisa cientifica. Dentre essas tais descobertas surgiu em meados do seculo XIX materiais que hoje são exenciais para o avanço da tecnologia e para maior conforto em nosso dias, tudo isso se dar a frequentes estudos feitos a parti de quimicos que tem contribuido nos mais diversos tipos de materiais, desde um “simples” relogio até em um cuidadoso processo de cirugia no corpo humano.
Cristais Líquidos
O primeiro relatorio ao qual podemos chamar de cristal líquido foi representado através de uma descoberta feita por um austríaco em 1888 chamado Frederick Reinitzer; ele descobriu que um composto organico quando aquecido passava por transformação de fase intermediária entre líquido e sólido, essa tinha parte da estrutura dos líquidos e parte da estrutura dos sólidos, passando por essa tal fase intermediária. Mas essa descoberta esteve estacionada no tempo até passar de uma “curiosidade” para uma “realidade” encontrada hoje em diversas intermediações, podendo ser notada em vários materiais de uma tecnologia do seculo XXI como em aparelhos digitais dos mais variados ramos da atualidade como notebooks, relógios digitais, tablets, TV’s; materiais leves, finos e de uma modernidade assombrosa.
Tipos de fases líquidas cristalinas
Possuem eixos longos e suas moleculas possuem uma certa organização e estão orientadas aleatoriamente, depende de sua organização para serem definidas como nemáticas, esméticos ou colestéricos.
-Fase líquida cristalina nemática estão alinhadas no seu eixo, mas não possue uma organização em relação aos lados de suas moléculas.
-Fase líquidas cristalinas esméticas exibem uma maior organização e estão relativamente alinhadas,o alinhamento se dar de forma natural e elas podem girar em torno de seus eixos deslizando paralelamente umas em relação as outras;