Joaninha
CATEGORIAS TAXONÓMICAS- RELATÓRIO
JOANINHA
(Coccinella septempunctata)
INTRODUÇÃO
Existem mais de 5000 espécies conhecidas popularmente como joaninhas. A espécie descrita nas figuras abaixo é Coccinella septempunctata que é a mais comum entre as joaninhas (originária da Europa).
As joaninhas são predadoras naturais dos pulgões, que são insetos nocivos que causam danos às plantações e são considerados pragas. Uma joaninha pode comer mais de 50 pulgões por dia. Por esta razão, são utilizadas no controle biológico dessa praga, favorecendo, em muito, a agricultura.
O seu período de vida pode ir até aos 180 dias. Passam por uma metamorfose completa durante seu desenvolvimento: os seus ovos eclodem numa semana e o estágio larval é de 3 semanas.
Neste trabalho pretendo descrever corretamente as características que esta espécie possui, bem como, integrá-la nas categorias taxonómicas a que pertence (de acordo com o sistema de classificação de Whittaker).
Fig.1 e 2-Coccinella septempunctata
ANA LUÍSA COSTA 11ºC Nº2
JANEIRO 2015
BIOLOGIA e GEOLOGIA
CATEGORIAS TAXONÓMICAS
A Coccinella septempunctata pertence ao reino animal, visto que possui um conjunto de características tais como ser um ser eucarionte multicelular, heterotrófico, obtém
REINO
Animal
o alimento por ingestão e realiza digestão intracorporal. Possuí diferenciação celular, com células especializadas em determinadas funções. Não possui pigmentos fotossintéticos e é um ser diplonte que se reproduz através da reprodução sexuada.
Pertence ao mesmo reino que os moluscos, etc.
Não apresenta corda dorsal, possuí um corpo com duas aberturas de forma variada
FILO
Artrópode
(uma a boca, a outra o ânus), com simetria bilateral e com segmentos diferentes. Tem carapaça e patas articuladas. É um animal terrestre. Este filo inclui insetos, aranhas, crustáceos. Possuí um exosqueleto quitinoso,
CLASSE
Inseto
corpo
dividido
em
três
segmentos
(cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas