Relatório de aula prática
1. Introdução
Dia oito de setembro de 2014, foi realizado no ......................, uma aula sobre preparação de meio de cultura, ministrada pela professora.............................
Meios de culturas são preparações químicas que possuem em sua formulação, nutrientes necessários para que os micro-organismos possam se multiplicar permitindo, entre outras funções, seu estudo e análise. Estes meios fornecem os princípios nutritivos indispensáveis ao seu crescimento. Um meio de cultura pode ser sólido, semi-sólido ou liquido, quanto à consistência. Enriquecedor, seletivos, diferenciadores ou manutenção, quanto à função. Animados ou inanimados quanto à natureza.
Os meios de cultura em estado físico intermédio (semi-sólido), que é obtido através da adição de uma quantidade reduzida de agente solidificante (0.3 a 0.5% de agar). A consistência menos firme destes meios permite a mobilidade de microrganismos que sejam móveis.
2. Objetivo
Preparar meio de cultura com Bacto - Agar para posteriores infecções com fungos e bactérias para fins de estudos.
3. Materiais e Métodos
De modo geral, foram utilizados materiais como: placas de Petri, autoclave (esterilização), bicos de Bunsen, tela de amianto, tripé, água, balança de precisão, balão de fundo chato, pipeta, becker e Bacto - Agar.
Primeiramente foram pesados 5 gramas de Bacto – Agar em uma placa de Petri junto a balança de precisão. Após isso foram adicionados um terço do volume final de água na placa de Petri para dissolver o Bacto – Agar, passamos a mistura para o balão de fundo chato e ajustamos para o volume final (100 ml), feito isso levou-se para o bico de Bunsen (chama azul) para aquecer (próximo ao ponto de ebulição da água). Em seguida com o auxílio de uma pipeta graduada, distribuímos aproximadamente 10 ml de solução em oito placas de Petri ainda quentes e esperamos esfriar, após isso colocou-se as tampas semiabertas para que a esterilização seja por igual em todo o