relatório de aula prática
TÉCNICAS DE INOCULÇÃO
INTRODUÇÃO Para isolar o microrganismo efetua-se a inoculação ou semeadura, que vem a ser um processo de isolamento de uma substância que esteja sob suspeita de contaminação por algum microrganismo. Tal isolamento deve proporcionar as condições ideais de crescimento do microrganismo Inocular ou semear um material (substância suspeita) significa espalhá-lo sobre o meio de cultura, e encuba-lo em temperatura ideal (geralmente em estufa a 37°C por cerca de 24-48h). Após o período de incubação, realiza-se a leitura da placa.
OBJETIVO
1. Apresentar algumas vidrarias e outros materiais de uso freqüente no laboratório de Microbiologia;
2. Demonstrar como os materiais devem ser manuseados;
3. Realizar diferentes técnicas de inoculação ou semeadura.
MATERIAIS
1. Alça bacteriológica de 1 micrometro;
2. Alça bacteriológica de 10 micrômetros;
3. Swab;
4. Placa de Petri;
5. Tubo de ensaio;
6. Peptona;
7. Solução salina;
8. Ágar MacConkey;
(A) (B) (C) (D)
Figura 1: (A) alças bacteriológicas de 1 e 10 micrômetros, (B) swab, (C) placa de Petri, (D) tubo de ensaio.
MÉTODOS
1. As vidrarias e outros objetos a serem utilizados na aula prática foram apresentados.
2. Foi explicado que as alças bacteriológicas e swab e serem utilizados eram descartáveis, e demonstrou-se como seria feito o descarte após e utilização dos mesmos; também foi demonstrado que a abertura da embalagem deve ser feita sempre pelo lado contrário a parte que se pretende utilizar.
3. Demonstrou-se que a placa de Petri deve ser manuseada com a base para baixo e a tampa para cima e que a mesma só deve ser aberta na hora de inocular e fecha-se imediatamente após isso. Tal inoculação não deve ser feita em cima da bancada e sim na mão do manipulador para evitar a contaminação com material exógeno.
4. Para a aula foi utilizado como meio de cultura ágar MacConkey em placa de Petri que é sólido, seletivo e diferencial,