Comunicação estratégica e credibilidade
Eu acredito que, uma ferramenta de gestão eficaz para padronizar as atividades no processo de comunicação, promovendo por consequência, a otimização de seus processos é a Comunicação estratégica.
Comunicação estratégica é aquela fundamentada na relação causal entres as atividades de comunicação e os resultados empresariais. Sob este ângulo, o comunicador estrategista possui clara visão de que o objetivo da comunicação é, essencialmente, o objetivo do negócio, e o seu desafio é garantir um claro alinhamento estratégico dos produtos de comunicação.
Atualmente, nas empresas, a comunicação deixa de ser responsabilidade de um único órgão, tornando-se função de toda a organização e incorporando-se, definitivamente, ao papel gerencial.
Na gestão da comunicação, o uso da tecnologia digital, por exemplo, é um meio de otimizar tempo e recursos, e é mais do que nunca, um fator de sucesso.
A mídia exerce influência sobre o mercado, e muitos investidores se pautam na mídia para as tomadas de decisões, por isso, as empresas precisam estar preparadas para as contradições (entre o que for veiculado pela mídia e as informações transmitidas).
Assim, um importante conceito deve fundamentar a atuação do comunicador: a comunicação integrada, ou seja, otimizar o uso das ferramentas de comunicação, promovendo sinergia entre elas de maneira a obter melhores resultados.
Através da comunicação integrada, uma empresa com programas de gestão implantada precisa transmitir para todos os públicos, interno e externo, uma imagem de credibilidade, envolvimento e comprometimento, pelo relacionamento interpessoal, levando a ideia de que está adotando medidas para fortalecer o relacionamento e o crescimento tanto dos colaboradores quanto de seus consumidores e clientes.
Portanto, o principal benefício de uma eficiente comunicação interpessoal, tanto interna quanto externa, é o fortalecimento entre ambas e a construção de relacionamentos