Relatório de Aula Experimental
Este relatório se trata da análise de um experimento realizado para e identificar os níveis de condutibilidade elétrica de diferentes materiais sólidos e em condições aquosas.
A condutibilidade elétrica é a capacidade de um determinado material sólido ou em meio aquoso, conduzir corrente elétrica. Para se analisar essa condutibilidade realizou-se experimentos com os seguintes materiais cobre, grafite NaCl e Açúcar no qual foram analisados os aspectos físicos e químicos dos mesmos tanto sólido quanto em solução.
Os solutos que provocam eletricidade em solução são chamados de eletrólitos (classificam-se em fortes ou fracos, podem ser iônicos ou moleculares).
Uma substância que não é um eletrólito não fornece íons à solução ao dissociar-se, pois suas partículas não apresentam cargas sendo assim não conduzem corrente elétricas.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1.Ligar na tomada elétrica a lâmpada, tomando cuidado para que os fios metálicos não encostem um com o outro e o mesmo não tocar com as mãos as pontas do fio.
2. Encostar os fios no, Grafite e no Cobre e observar.
3. Colocar em um béquer com água e adicionar cloreto de sódio (NaCl).
4. Mergulhar as pontas do fio metálico na solução, e observar.
5. Repetir os procedimentos 3 e 4, substituindo o sal de cozinha por açúcar.
RESULTADO
Cobre (resultado) Observou-se que ao tocarmos com as duas pontas do fio elétrico em ambas às extremidades do material a ser testado a luz se acendeu, indicando que o material é condutor de corrente elétrica
Grafite (resultado) Observou-se que ao encostar os fios no grafite a lâmpada se acendeu, indicando que o material é condutor de corrente elétrica.
Solução de cloreto de sódio (resultado)
Observou-se que na solução de água com cloreto de sódio a lâmpada acendeu indicando que a solução conduz eletricidade. O sal de cozinha representado pela substância cloreto de sódio (NaCl) é um composto iônico constituído pelos íons (Na+) e (Cl-).Ao