AULA 03 RELATORIO EXPERIMENTAL A Vela
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA.
CURSO: QUÍMICA/LICENCIATURA.
DISCIPLINA: 503 - QUÍMICA EXPERIMENTAL
TURMA: 31
.
Aula 03: Observação científica: A vela.
Evandro Aparecido da Silva - R.A: 76983. Franciel Luiz Schweig - R.A: 78375 Mário Francisco Mansano - R.A: 79010. Silvia C. Ferreira dos Santos - R.A: 77234. Vitor Hugo Bonissoni Mesti - R.A: 78260.
.
PROFESSOR: Fabio Vandresen
Maringá, fevereiro de 2012.
1. Introdução.
A vela é constituída de parafina sólida que é derivada do petróleo, ela não é tóxica, porém, é altamente inflamável e um pavio, formado por fios de algodão envolvidos em cera, que por sua vez se torna um combustível, pegando fogo ao ser acendido com uma chama. A energia absorvida pela cera, vinda da chama, provoca o seu derretimento, esse derretimento possibilita que o líquido suba pelo pavio por capilaridade. Com a aproximação da cera com a chama, a temperatura se eleva, ocorrendo a vaporização, este vapor possui partículas de carbono que em altas temperaturas brilham e fornecem a luz que conhecemos. A redução do tamanho do pavio se dá pois, a medida em que a cera vai derretendo, o líquido formado na consegue mais chegar ao topo do pavio, que seca e é queimado apenas na ponta, conseqüentemente a vela vai sendo consumida cada vez mais, reduzindo o seu tamanho também.
2. Parte Experimental.
2.1. Materiais.
2.1.1 Vidrarias e Equipamentos.
Béquer;
Fósforo;
Vela;
Vidro relógio;
Carmin Indigo “indicador”.
2.2. Métodos.
Em um primeiro momento observou-se a vela apagada. Em seguida acendeu-se a vela, analisando a cor da chama e o processo de combustão. Logo após, inseriu-se um béquer de 50mL sobre a vela, anotando o que aconteceu. Repetiu-se o procedimento com os béqueres de diferentes tamanhos (de 100mL e 600mL).
Figura 1. Copo sobre vela.
Em um segundo momento usou-se um vidro relógio e neste foram colocados aproximadamente 5mL de água e uma