Relatório aula experimental
Campus Universitário de Marabá
Faculdade de Ciência Exatas e naturais
Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais
Discente:
Danyely Rodrigues da Silva
Débora
Douglas Pereira da silva
Matheus Fontana Oliveira
Marabá
Maio/2013
3º Quais as conseqüências da exploração excessiva de espécies de plantas e animais? Nas ultimas décadas, nossa biodiversidade vem sofrendo grandes perdas. O uso e exploração inadequada dos recursos naturais assim como a exploração desordenada da fauna e a flora, vem reduzindo drasticamente o numero de espécies de animais e plantas. Grande parte dessas perdas está associada ao desmatamento e poluição de rios e solo entre outros, que afeta inúmeras populações de espécies, muitas delas endêmicas no Brasil.
Segundo o pesquisador Hungate (2012) “Além de um efeito direto, relacionado à perda de espécies, a queda da biodiversidade gera um enfraquecimento de todo o ecossistema”. Dado do IBGE (instituto brasileiro de geografia estatística) “mostra que hoje no Brasil existe cerca de 130 espécies de animais em risco de extinção, é 472 espécies de plantas em risco de extinção” isso relativo ao numero de espécies já catalogadas, pois somos sabedores que nem todas são conhecidas. Corremos o risco de perdê-las, sem ao menos conhecê-las.
O desaparecimento das espécies de plantas é animais, podem afetar drasticamente o ecossistema, pois cada ser vivo existente tem um papel fundamental no meio, e seu desaparecimento pode acarreta vários problemas ambientam e sociais muitos deles irreversíveis.
Bibliografia
- WILSON, O.Wilson. (org.).1997. Biodiversidade. Ed. Nova Fronteira.
- http://www.mma.gov.br/ascom/ultimas/index.cfm?id=4370
-http://www.ibge.gov.br