Relatório da quarta aula de introdução a física experimental
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
RELATÓRIO DA QUARTA AULA DE INTRODUÇÃO A FÍSICA EXPERIMENTAL
ARAGUAÍNA-TO
2012
Acadêmico(a): Alana Cruz de Sousa
Número da matricula: 2010214313
Disciplina: Introdução à Física Experimental
RELATÓRIO DA QUARTA AULA DE INTRODUÇÃO A FÍSICA EXPERIMENTAL
ARAGUAÍNA-TO
2012
Relatório da quarta aula experimental: medidas e erros
Introdução:
O ato de mensurar para a Física é de extrema importância e quando realizamos uma medida precisamos estabelecer a confiança que o valor encontrado representa na medição.
Medir é um ato de comparar e esse pode envolver erros que são classificados entre: erros aleatórios e sistemáticos. Os erros aleatórios ou acidentais são devidos a causas diversas e incoerentes, bem como causas temporais que variam durante observações sucessivas e que escapam a uma análise em função de sua imprevisibilidade podem ter várias origens, entre elas: os instrumentos de medida, pequenas variações das condições ambientais, fatores relacionados com o próprio observador sujeito a flutuações, em particular visão e audição. Os erros sistemáticos são causados por fontes identificáveis, e, em princípio, podem ser eliminados ou compensados. Estes fazem com que as medidas feitas estejam consistentemente acima ou abaixo do valor real, prejudicando a exatidão da medida. Erros sistemáticos podem ser devido a vários fatores, tais como: instrumento de medida, método de observação, efeitos ambientais.
Em qualquer situação deve-se adotar um valor que melhor represente a grandeza e uma margem de erro dentro da qual deve estar compreendido o valor real.
Vamos aprender como determinar esse valor e o seu respectivo desvio ou erro.
Objetivos:
Geral * Identificar o erro presente nas medidas de grandezas físicas de comprimento e volume dos objetos cubo e