Relatório de aula experimental
RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL
Trabalho experimental realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, como requisito para a obtenção da nota parcial do 3º bimestre.
Orientador: Profª Rogério Alves
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. MÉTODOS E MATÉRIAIS 6
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS 6
3.2 REAGENTES UTILIZADOS 6
3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
5. CONCLUSÃO 8
6. BIBLIOGRAFIA 9
*
INTRODUÇÃO
A termoquímica é estudo das quantidades de energia, na forma de calor, liberada ou absorvida durante as reações. Essa energia está presente em várias atividades do nosso cotidiano, por exemplo, o calor, ou seja, a energia transferida entre dois corpos e que apresentam temperaturas diferentes, que é liberado na combustão do álcool ou da gasolina que movimentam os veículos e até mesma por meio de reações químicas dos alimentos em nosso organismo.
As reações podem ser classificadas em exotérmicas, quando liberam calor para o ambiente externo, e em endotérmicas quando absorvem calor do meio externo. Outro conceito importante nesse estudo é a entalpia, uma grandeza, expressa em joule ou quilojoule, que calcula a quantidade de energia que pode ser transformada em calor num sistema. Caso o sistema sofra alguma transformação no seu estado, calcula-se a variação de entalpia (∆H) para obter a quantidade de calor trocado por esse sistema, mediante uma pressão constante. Quando uma reação possui entalpia negativa, significa dizer que a energia é liberada pelo sistema, portanto é exotérmica, entretanto, quando apresentar entalpia positiva, a energia será absorvida, então a reação é endotérmica.
O instrumento utilizado na medição do calor envolvido nessas alterações de estado de um sistema é o calorímetro, pois esse instrumento aprisiona o calor num determinado local evitando parte de sua perda, o que torna a sua mensuração possível.
OBJETIVOS
Essa atividade