Relatório De Abril
RELATÓRIO MENSAL DE ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES
I. OBJETIVO
Descrever as atividades desenvolvidas no Departamento de Obras e Projetos de Engenharia- DOPE relativas ao mês de março de 2015.
II. PERÍODO DE ATIVIDADES
De 01/04/2015 à 30/04/2015.
III. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
1. Cotação de itens para o Centro de Pesquisa IFPE- Campus Recife;
2. Cotação de itens para o Campus Recife Caruaru;
3. Levantamento de quantitativos para o Centro de Pesquisa IFPE- Campus Recife;
4. Compatibilização de projetos do Campus Abreu e Lima.
_____________________ ________________________
Amanda Souza de Almeida Deyvison Carvalho de Almeida
Estagiária – Engenharia Civil Engenheiro Civil-Siape 1827352
Compatibilização de projetos
Termo pouco conhecido pelos não especialistas, mas chamada compatibilização de projetos de engenharia é tendência em crescimento na construção civil. O motivo é simples: a construção de qualquer edificação exige uma série de projetos – topográfico, estrutural, hidrossanitário, elétrico, de refrigeração, arquitetônico, entre outros. Na maior parte dos casos, esses projetos são feitos separadamente, o que aumenta as chances de conflito se o problema for identificado apenas durante a obra. Isso exige alterações de última hora ou até a quebra de estruturas já construídas para adaptação. A compatibilização consiste justamente em sobrepor da melhor forma possível todos os projetos antes do início da construção, evitando o retrabalho.
Compatibilizar projetos requer investimentos que podem representar de 1% a 1,5% do custo da obra, mas gera diminuição de despesas que varia de 5% a 10% desse mesmo custo. Além de reduzir o tempo gasto no canteiro de obras, os ganhos são garantidos pela redução do desperdício e eliminação do retrabalho. A previsibilidade também garante diminuição do desperdício de material e conquista de tempo durante as obras. O importante