Relatório da usina eólica
RELATÓRIO SOBRE IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO
ITABIRA
2012
1 RESUMO
1 INTRODUÇÃO A matriz energética elétrica é aquela composta pelas fontes de geração de energia elétrica utilizada no país. No Brasil a matriz energética elétrica é composta por 75,9% de geração a partir de hidráulica, 4 % de gás natural, 4,2 % de biomassa, 2,5 % de derivados do petróleo, 3 % de energia nuclear, 1,6% de carvão, 8,8 % importação e apenas 0,05% de eólica. Essa composição está apresentada no gráfico a seguir:
Como visto no gráfico acima a energia gerada a partir dos ventos compõe a menor parte da produção de energia elétrica brasileira. Essa fonte se caracteriza pela energia cinética contida nas massa de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre através da conversão de energia cinética de translação em energia cinética de rotação com o emprego de turbinas eólicas, também chamadas de aerogeradores.
A avalição do potencial eólico de uma região requer trabalhos de coleta e análise de dados sobre velocidade e regime de ventos. Geralmente esses levantamentos são feitos em estações meteorológicas, aeroportos entre outros.
Apesar de haver divergências no assunto, especialistas de instituições estimam o potencial eólico brasileiro está em valores superiores a 60.000 MW. Os primeiros estudos a cerca do potencial eólico foram feitos na Região Nordeste, principalmente no Ceará e em Pernambuco. E com o auxilio de modelos atmosféricos e simulações computacionais, foram feitas estimativas para todo país.
Segundo esses resultados, os melhores potenciais estão no litoral das regiões Norte e Nordeste. Entre outras regiões com grande potencial eólico, destacam-se o Vale São Francisco, o Sudoeste do Paraná e o Litoral Sul do Rio Grande do Sul. Sendo assim participação da energia eólica na geração de energia elétrica ainda é praticamente desprezível no Brasil.
2 OBJETIVO
O objetivo geral desse trabalho é projetar