Relatório: crianças e adolescentes
CRIANÇA
Criança é um ser humano no inicio de seu desenvolvimento, o qual denominou infância, que vai do nascimento até a idade de 12 anos. É o período no qual ocorre o desenvolvimento físico e psicológico da criança. A criança é um ser em formação que tem o direito de se beneficiar de todas as condições que a fazem se desenvolver as suas capacidades físicas, psicológicas, espirituais, moral e social, tendo a garantia de sua dignidade de pessoa humana. A criança é um ser livre de responsabilidades, com direito de brincar, correr, aprender e conhecer o mundo tem direito a moradia, educação e proteção familiar e social. O Estatuto da Criança e do Adolescente define criança: pessoa que tem 12 anos incompletos.
ADOLESCENTE A adolescência é o período de desenvolvimento humano, entre a infância e a idade adulta, o que ocorre entre os 12 aos 18 anos. É uma fase de transição, uma fase de luta pela identificação do EU e pela estruturação de sua existência, um processo de auto-afirmação, que estima ser acompanhada de conflitos e resistência, onde ele vai construir sua personalidade. Na adolescência ocorrem as alterações físicas, psicológicas, psíquicas e sociais. Uma marca comum na maioria dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de algum grupo. As amizades são importantes e dão a sensação de estar com pessoas com mesmos interesses. É importante que os pais, professores e responsáveis acompanhem e conversem com os jovens nesta fase de mudança e alterações hormonais.
(A Organização Mundial da Saúde – considera adolescência o período compreendido dos 10 aos 20 anos de idade.) A adolescente é a melhor fase da vida, ainda sem a responsabilidade, o jovem se aventura com facilidade, se alegra com qualquer coisa e também se aborrece com a mesma facilidade e intensidade As alterações hormonais fazem com que o corpo mude, ganham formas e o comportamento muda. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação e preguiça