Lista de exercícios 03 - ciência e tecnologia dos materiais
Disciplina: Ciência e Tecnologia dos Materiais- M3
CIÊN0004 – CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS - M3
LISTA DE EXERCÍCIOS NO. 3 - IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS
1. Explique que é uma imperfeição ou defeito cristalino.
É uma irregularidade na rede cristalina com uma ou mais das suas dimensões na ordem de um diâmetro atômico. Na realidade, os cristais nunca são perfeitos e contém vários tipos de imperfeições e defeitos, que afetam muitas das suas propriedades físicas e mecânicas, o que, por sua vez, altera propriedades de engenharia importantes, tais como a plasticidade das ligas, a condutividade eletrônica dos semicondutores (condutividade dos semicondutores depende das impurezas presentes), como também a cor e luminescência de muitos cristais se devem as impurezas ou imperfeições, assim como a corrosão dos metais.
a) Como são classificadas as imperfeições cristalinas de acordo com a geometria ou dimensionalidade do defeito. Explique.
As imperfeições nas redes cristalinas são classificadas de acordo com a sua geometria e forma. Podem envolver uma irregularidade na posição dos átomos ou no tipo de átomos. O tipo e o número de defeitos dependem do material, do meio ambiente, e das circunstâncias sob as quais o cristal é processado. Os tipos de defeitos podem ser definidos como:
- DEFEITOS PONTUAIS - associados com uma posição atômica.
- DEFEITOS LINEARES – unidimensionais.
- DEFEITOS INTERFACIAIS ou CONTORNOS - que são bidimensionais.
- DEFEITOS VOLUMÉTRICOS OU DE MASSA, - que são tridimensionais.
-IMPUREZAS - podem existir como defeitos pontuais.
b) Dê exemplos de imperfeições ou defeitos estruturais para cada uma das classificações.
Para defeitos pontuais, existe o defeito pontual de lacuna, defeitos auto-intersticiais e o defeito de impureza em sólidos que são divididos em dois tipos, os defeitos substitucionais e os intersticiais. Nos sólidos cristalinos, os defeitos lineares ou discordâncias são defeitos