Relatório Corrosão Eletrolitica
Corrosão eletrolítica:
Materiais: Reagentes:
- Placas de Cobre - Ágar ( 100ml de água destilada em ebulição de 1.5g de ágar)
- Pregos de Ferro - Fenolftaleína
- Fonte de corrente contínua - Farricianeto de potássio
- Cuba - Solução de NaCl 3%
Procedimentos: O procedimento experimental foi dividido em duas partes. Na primeira parte adicionamos a uma cuba solução de NaCl 3%, algumas gotas de Fenolftaleína e Ferricianeto de Potássio. Logo após, imergimos dois eletrodos de ferro, ligando eles a um polo negativo e positivo da fonte de corrente contínua e observamos. Depois de analisarmos a reação, repetimos o experimento sem adicionar os indicadores ( Ferricianeto de Potássio e Fenolftaleína), desligamos os eletrodos e agitamos a solução da cuba e observamos o ocorrido.
Na segunda parte adicionamos a uma cuba solução de NaCl 3%, algumas gotas de Fenolftaleína e Ferricianeto de Potássio. Logo após, imergimos dois eletrodos, um de cobre e outro de ferro, ligando eles a um polo positivo e negativo (respectivamente) da fonte de corrente contínua e observamos.
Resultado e Discussão:
Corrosão Eletrolítica:
( 1ª Experiência )
Ao ligarmos a fonte de corrente contínua, observamos que no polo positivo (Região Anódica) formou-se uma cor azul devido a presença do indicador ferricianeto de potássio, que indica a presença de Fe2+. A presença de Fe2+ acontece porque a placa de ferro ligada ao polo positivo se oxidou, representada pela semi-reação química:
Fe(s) → Fe2+(aq) + 2e-
Já no polo negativo (Região Catódica) formou-se uma cor rosa devido a presença do indicador Fenolftaleína, que indica a presença de OH-, observamos também a liberação de bolhas, essas bolhas são o H2, representada pela semi-reação química:
H2O(l) + 1/2O2(g) + 2e- → 2OH-(aq)