Religiões
Trabalho de Inglês
Religião Espírita
ETIMOLOGIA: O termo espiritismo (do francês antigo "spiritisme", onde "spirit": espírito + "isme": doutrina) surgiu como um neologismo, mais precisamente uma palavra-valise, criada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (conhecido por Allan Kardec) para nomear especificamente o corpo de ideias por ele sistematizadas em "O Livro dos Espíritos" (1857).
DIVISÃO DO ESPIRITISMO: O Espiritismo, tanto o de origem européia, codificado por Allan Kardec, como o de origem africana ou indígena, ou seja, candomblé, umbanda, xangô, pajelança e outros, são conjuntos de ensinamentos totalmente contrários à Bíblia.
Os que se entregam a essas práticas, procuram, por diversos meios, entrar em contacto com os espíritos de pessoas falecidas, movidas pela curiosidade e pelo desejo de "conversar" com elas e obter informações sobre acontecimentos "futuros".
No seio do cristianismo, os cristãos, segundo suas convicções e expressão de fé estão distribuídos por várias denominações, ou seja, católica romana, episcopal, pentecostal, luterana, batista, etc.
No seio do Espiritismo isso também é válido.
Os espíritas também se distribuem, não por denominações, mas por correntes ou doutrinas.
O Espiritismo é dividido em cinco grupos principais:
UMBANDISTA: - Conhecido também como baixo espiritismo.
Este grupo compreende:
Umbanda: é o nome da atual macumba. Originou-se de escravos bantos, vindos da África.
Quimbanda: é a famosa magia negra. É também conhecido como espiritismo do livro de São Cipriano da capa preta.
Xangô: outra forma de espiritismo afro-brasileiro.
Babaçuê: espiritismo de origem africana, influenciado pela pajelança...
Pajelança: ritual indígena realizado pelo pajé da tribo. À semelhança das sessões espíritas, nela também ocorre o transe, as incorporações de espíritos e mensagens.
Catimbó: feitiçaria de origem européia,