Religiões
ENSINO RELIGIOSO
ISLAMISMO
BENTO GONÇALVES
13 DE AGOSTO DE 2013
Sumário
Introdução
O seguinte trabalho foi baseado a partir de pesquisas feitas sobre a religião do Islamismo, que é uma das quatro religiões monoteístas baseadas nos ensinamentos de Maomé. Mostrará a origem e história da religião; características de seu país de origem; características sociais e políticas do Islamismo dentro da sociedade; aspectos positivos e negativos e algumas curiosidades.
1. Islamismo
O islamismo é uma religião fundada pelo profeta Maomé, no ano de 622 A.C, em Latribe, atual Medina, Arábia Saudita. A palavra islam significa “submissão a Deus”. Os seguidores desta religião são chamados de maometanos ou muçulmanos, é uma das religiões que mais cresce, chegando hoje a um quinto da população do planeta. Assim como as religiões cristãs, esta religião é monoteísta, ou seja, crê na existência de um só Deus, Alá ou Allah (Deus em árabe).
O livro sagrado da religião islâmica, é o Alcorão que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do ano Gabriel. É dividido em 114 capítulos (suras) e 6.216 versículos (aiat). No livro sagrado existem muitos ensinamentos destacando-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social.
De acordo com a Sharia, os mulçumanos devem seguir cinco princípios:
Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta; Dar esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados;
Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos;
Realização diária das orações;
Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.
1.1 Origem e História
O fundador da religião islâmica foi o profeta Maomé. O nome Maomé vem de Mohammed e significa “altamente louvado”. Este nasceu em Meca, na atual Arábia Saudita, no ano de 570. Aos