PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
Materiais de Construção Mecânica
“ PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS ”
Indice:
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
INTRODUÇÃO
1. CONCEITOS DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO
2. DISCORDÂNCIAS E SISTEMAS DE ESCORREGAMENTO
3. DEFORMAÇÃO ELÁSTICA
4. DEFORMAÇÃO PLÁSTICA
5. TENSÃO NOMINAL E DEFORMAÇÃO NOMINAL
6. TENSÃO NOMINAL
7. DEFORMAÇÃO NOMINAL
8. ENSAIO DE TRAÇÃO
9. RESISTÊNCIA À FRATURA
10. DUREZA
Introdução:
Nesta resenha será apresentado a necessidade dos engenheiros compreenderem como as várias propriedades mecânicas são medidas e o que essas propriedades representam: elas podem ser necessárias para o projeto de componentes materiais predeterminados, para não ocorrer níveis inaceitáveis de deformação ou falhas.
Muitos materiais, quando em serviço, estão sujeitos a forças ou cargas: um exemplo é a liga de alumínio a partir da qual a asa de um avião é construída e o aço no eixo de um automóvel. Em tais situações, torna-se necessário conhecer as características do material e projetar o membro a partir do qual ele é feito, de tal maneira que qualquer deformação resultante não seja excessiva e não ocorra fratura. O comportamento mecânico de um material reflete a relação entre sua resposta ou deformação a uma carga ou força que esteja sendo aplicada. Algumas propriedades mecânicas importantes são a resistência, a dureza e a rigidez.
As propriedades mecânicas dos materiais são verificadas pela execução de experimentos de laboratório cuidadosamente programados, que reproduzem o mais fielmente possível as condições de serviço. Dentre os fatores a serem considerados incluem-se a natureza da carga aplicada e a duração da sua aplicação, bem como as condições ambientais. A carga pode ser de tração, compressiva, ou de cisalhamento, e a sua magnitude pode ser constante ao longo do tempo ou então flutuar continuamente.
CONCEITOS DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO Se uma