Propriedades mecânicas dos materiais
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
Itaperuna
2012
TRABALHO RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II
Trabalho apresentado no curso de graduação à Sociedade Universitária Redentor, curso de graduação Engenharia Civil, turno noturno, como requisito avaliativo do curso de Resistência dos Materiais II.
Orientadora: Prof.ª Muriel.
Itaperuna
2012
INTRODUÇÃO Os engenheiros têm a obrigação de compreenderem como as várias propriedades mecânicas são medidas e o que essas propriedades representam.
Muitos materiais estão sujeitos a forças ou cargas. Em tais situações, torna-se necessário conhecer as características do material e projetar o membro a partir do qual ele é feito, de tal maneira que qualquer deformação resultante não seja excessiva e não ocorra fratura. O comportamento mecânico de um material reflete a relação entre sua resposta ou deformação a uma carga ou força que esteja sendo aplicada. A resistência, a dureza, a ductibilidade e a rigidez são algumas das propriedades mecânicas mais importantes.
As propriedades mecânicas dos materiais são verificadas pela execução de experimentos de laboratório cuidadosamente programados, que reproduzem o mais próximo possível as condições reais.
A carga pode ser de tração, compressiva, ou de cisalhamento. Desse modo as propriedades são muitos importantes nas estruturas dos materiais.
O papel dos engenheiros estruturais é o de determinar as tensões e as distribuições de tensão dentro dos membros que estão sujeitos a cargas bem definidas. Isso pode ser obtido mediante técnicas experimentais de ensaio e/ou através de análises teóricas matemáticas de tensão. Nosso trabalho visa mostrar as principais propriedades mecânicas dos materiais: resistência à tração, elasticidade, ductilidade, fluência, fadiga, dureza, tenacidade entre outras.
1- ENSAIO DE TRAÇÃO E COMPRESSÂO
Figura 1: MÁQUINA DE ENSAIO KRATOS O ensaio de tração é um dos ensaios