PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
ENGENHARIA CIVIL
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
LUCAS EVANGELISTA
MARCELO MOREIRA
ANDRÉ VIEIRA
SALVADOR, BAHIA.
2014
1. RESUMO
Trabalho realizado para testes de compressão e tração, na maquina universal de ensaio de tração e compressão, onde diversos materiais como o alumínio, o aço 1045 e o ferro fundido, serviram de base para esse experimento. Com este trabalho pode-se perceber a relação que os materiais apresentam como as suas propriedades mecânicas (dureza, fragilidade, rigidez). Esta percepção só é possível, através dos gráficos gerados, pelo programa computacional, que consegue verificar a força x deformação dos materiais.
Palavras chaves: Compressão, tração, e materiais.
2. INTRODUÇÃO
Com base em Dalcin (2007, pag. 8) o trabalho irá consistir na aplicação de uma carga de tração crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Ou a aplicação de uma carga de compressão em um corpo de prova especifico até o seu “mínimo tamanho”. São ensaios amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
Geralmente o ensaio de tração é realizado na máquina Universal que recebe este nome por possibilitar a realização de diversos tipos de ensaios. O corpo de prova é fixado por suas extremidades nas garradeiras da máquina. Esta provoca uma força axial para fora de modo a aumentar comprimento do corpo de prova.
Com esses ensaios, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material.
Com base em Dalcin (2007,