GER. ESTOQUES
Curso Superior de Graduação Tecnológica - Logística
Gerenciamento de Estoques – Módulo 2
Prof. Alfredo Dias da Motta – profadmotta@gmail.com
As Funções e Objetivos de um Sistema de Estocagem
Sintomas de deficiência de gerenciamento de estoques
Segundo Dias (2010) as deficiências do controle de estoques normalmente são mostradas por reclamações contra sintomas específicos e não por críticas diretas a todo o sistema.
Alguns desses sintomas encontrados normalmente são:
a) dilatações dos prazos de entrega para os produtos acabados de maneira constante e dos tempos de reposição para matéria-prima – Essa é uma deficiência normalmente atribuída à compras mas um estoque mal controlado e que passa saldos errados para compras também pode contribuir;
b) quantidades maiores de estoque, enquanto a produção ou vendas permanecem constantes – esse problema pode ser gerado por informações de saldos errados;
c) elevação do número de cancelamentos de pedidos ou mesmo devoluções de produtos acabados – podem ser conseqüências do quesito A.
d) variação excessiva da quantidade a ser produzida;
e) produção parada freqüentemente por falta de material;
f) falta de espaço para armazenamento – é um problema típico de organização de estoques e lay-out.
g) baixa rotação dos estoques, grande quantidade de materiais obsoletos.
Falta de espaço num CD. Fonte: Wikipédia Commons.
Gerenciando conflitos internos
Quanto maior o investimento em estoque, tanto maior será o comprometimento e a responsabilidade de cada departamento da empresa. Para a gerência financeira, a minimização dos estoques é uma das suas metas prioritárias. O objetivo, portanto, é otimizar esse investimento, aumentando o uso eficiente dos meios financeiros, reduzindo as necessidades de capital investido.
Já a gerência de compras, a de marketing e a de produção podem ter opiniões divergentes sobre o nível dos estoques como mostrado no quadro abaixo.