Relatorio de corrosão sob tensão
Graduação em Engenharia Eletrônica de Telecomunicação
Relatórios
Corrosão sob tensão
Corrosão Eletrolítica
Marcos Geraldo de Andrade;
Belo Horizonte
2011
Corrosão sob tensão
Introdução
A corrosão sob tensão é o fenômeno de deterioração de materiais causada pela ação conjunta de tensão mecânica (residual ou aplicada) e o meio corrosivo. A CST é caracterizada pela formação de trinca, o que favorece a ruptura do material. Por esta razão, a corrosão sob tensão e comumente chamada de corrosão tensão fraturante, acontece comumente em metais dúcteis. (Gentil, Vicente 1982).
Objetivo
Observar o grau de corrosão aplicado sob pregos expostos a um meio corrosivo.
Parte experimental.
Matérias:
Béquer de 25 ml
Placas de aço
Fonte de corrente continua
Tubo de ensaio
Placa de Petri
Lã de aço
Pregos de aço
Reagentes
Solução de HCL 3,0 mol/ L
Ágar (100 ml de água destilada em ebulição de 1,5g de Ágar)
Fenoftlaleína (1%)
Ferricianeto de potássio
Cloreto de sódio
Solução de NaCl 3%
Procedimentos
Experiência 1
Foi adicionado ácido clorídrico 3,0 mol/L-1 num tubo de ensaio, após foi introduzido um prego dentro do tubo, e deixou mergulhado no tubo durante 7 dias.
Resultado
Após 7 dias foi observado a corrosão do prego, notando-se que a cabeça do prego é o anodo gerando a semi-reação anodica Fe (s) → Fe2+ (aq) + 2e- é o ponto do prego cátodo gerando a semi-reação catódica 2H+ (aq) + 2e- → H2(g)
Experiência 2
Foi preparado o gel de Ágar (100ml), adicionando 1,0 g de NaCl, 0,15g de Ferricianeto de potássio e 1,0 ml de solução de fenolftaleína, agitando para solubilizar, foi colocada a solução em uma placa de petri, ocupando metade de sua altura, foi colocado um prego limpo, recobrindo-o com mais dispersão. Resultado
Após alguns minutos foi observado que na região da cabeça e da ponta do prego apresentou a cor azul, indicando regiões anódicas de