Modulo 2 - matemática financeira
O juro é uma remuneração pelo empréstimo do dinheiro, seja em forma de investimento ou empréstimo de recursos para a captação de bens. Os juros rendem conforme a taxa de juros pactuada entre as partes e deverá ser definida através do tempo da aplicação desse capital, pelo dinheiro disponível em mercado e com análise de riscos dessa operação.
Os estudos sobre o regime de capitalização auxiliam muito as empresas sobre a tomada de decisões financeiras, diante de tantos investimentos disponíveis elas necessitam de uma análise precisa dos riscos e dos resultados futuros obtidos, assim podendo escolher qual é a melhor decisão a ser tomada.
O regime de capitalização simples é aquele o qual a taxa de juros irá incidir somente sobre o capital inicial aplicado, não incide cobrança sobre os juros não pagos, mostrando um crescimento linear, por isso é importante à análise, já que esse tipo de aplicação gera melhores resultados quando aplicada em curto prazo. ( ) Os juros desse tipo de aplicação podem ser calculados ou até colocados à disposição do investidor, parceladamente no decorrer desse prazo. Nesse caso, embora os juros sejam calculados periodicamente, em várias vezes, seu cálculo é feito sempre sobre o capital inicial e o montante será a soma do capital inicial com as várias parcelas de juros, o que equivale a uma única operação. ( )
Um exemplo é quando se aplica..................
Já o regime de capitalização composto, segundo Puccini (2006, p. 15), é aquele o qual a taxa de juros incide sobre o capital inicial e sobre o final de cada período, sendo assim, tal aplicação tende a render mais