Corrosão
Relatório da apresentação feita em sala no dia 17.09.09, sobre o material base retirado do livro Química Tecnológica, tópicos 13.5.17, 13.5.18, 13.5.19, 13.5.20, 13.5.21, 13.5.22. Neste trabalho a ênfase será a corrosão em metais devido a efeitos eletroquímicos, porém complementado com outros tipos de corrosões que afetam materiais metálicos.
II. Conceitos Básicos
A corrosão é um processo que ocorre quando um material experimenta algum tipo de interação com o ambiente, havendo diferenças caso o material em questão seja um metal, um polímero ou um material cerâmico. A reação que ocorre numa pilha é espontânea e dentro dela existe uma espécie de metal que irá se reduzir perdendo elétrons e outro irá se oxidar, ganhando elétrons, logo o metal que está perdendo elétrons irá ocorrer uma corrosão eletroquímica.
E como reação importante desse fato será a redução do oxigênio: 12O2+2H++2e-→H2O e a redução do hidrogênio: 2H++2e-→H2.
III. Polarização
A polarização é um efeito que ocorre ao serem associadas células eletroquímicas. Teremos uma polarização positiva e negativa e a diferença de potencial entre elas gerará uma força eletromotriz (f.e.m), mas caso quiséssemos que acontecesse a reação não espontânea, ou seja, a reação inversa, nós deveremos injetar energia ao sistema, essa energia foi observada experimentalmente deverá ser maior que a f.e.m da reação espontânea, isso se chama sobretensão, sendo obtida pela fórmula M=E-Eeq, sendo Eeq a diferença de potencial da reação espontânea e E a tensão que se injeta ao sistema, essa diferença M nos informa o tipo de sobretensão e a facilidade de reduzir um elemento.
IV. Teoria do Potencial Misto
Essa teoria analisa a polarização que ocorre em cada célula como se ela fosse um sistema isolado, capturando a diminuição de tensão no cátodo sobre a densidade de corrente e o aumento de tensão no ânodo, também relacionando com a densidade de corrente, para encontrar um ponto de estabilidade,