Relatório Coloração de Gram
Introdução
Bactérias são seres unicelulares simples que estão classificados no reino Monera. Elas não possuem membrana nuclear, ou seja, seu DNA encontra-se totalmente desorganizado e livre dentro da célula.
São seres tão pequenos que em grande parte não podem ser vistos a olho nu. Elas nem sempre possuem as mesmas características, podem apresentar diferenças em suas formas, tamanho, virulência, entre outros aspectos. Apesar de seu tamanho, as bactérias se multiplicam em grande velocidade, podendo assim formar grandes colônias em pouco tempo.
Muitas delas são prejudiciais à saúde do homem, podendo assim causar doenças não somente nos seres humanos, mas também em outros tipos de animais. O crescimento microbiano é medido através da estimativa do número de células que foram geradas por divisão binária durante a fase de crescimento. Esta medida é expressa como o número de organismos vivos por milímetro de cultura. Existem vários métodos de medição do crescimento bacteriano.
Existem também, métodos que possibilitam saber se a bactéria é gram positiva ou gram negativa, um desses métodos é chamado de Coloração de Gram. Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de micro-organismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. As bactérias gram-positivas tem uma coloração roxa e as bactérias gram-negativas possuem a coloração em cor vermelha ou rosa.
Objetivos
Diferenciar bactérias Gram positivas de bactérias Gram negativas de acordo com a estrutura de sua parede celular.
Materiais e métodos
- 1 Kit de coloração de Gram;
- Bico de Busen;
- Alça de platina;
- Pipeta de pasteur;
- Lâminas;
- Microscópio.
1. Primeiramente um esfregaço é fixado pelo calor e coberto com corante púrpura/cristal violeta (coloração primária) que irá corar ambas as bactérias.
O tempo de reação é de 1 minuto.
Se a parede celular for expressa, ele irá se fixar com mais intensidade.
2. Lava-se a lâmina com água destilada, e logo depois