Relatorio de Coloração de Gram
COLORAÇÃO DE GRAM
Equipe:
Maria Raissa
Wagner Sousa
Regina Machado
Débora Lima
Bárbara Blenda
Fortaleza
2014
OBJETIVO
Permitir a diferenciação entre as bactérias.
INTRODUÇÃO
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microorganismos através das cores para serem observadas em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês, Hans Cristian Joaquim Gram. Tem também vários procedimentos sobre a coloração de Gram, quando as estruturas perdem a cor violeta rapidamente, quando ocorre a lavagem, com álcool etílico enquanto outras perdem sua coloração mais devagar ou a perdem completamente. O corante safranina colore novamente as estruturas que foram descoladas.
Sobre o microscópio que se baseia no aumento de imagem por um campo de observação e da visão translúcida do microorganismo. A técnica de coloração de Gram é uma técnica de coloração diferencial que permite distinguir os dois principais grupos de bactérias por microscópica óptica. Os termos físico-químicos, o processo baseia-se na reação de um corante alcalino com os ácidos da célula, por adição de lugol (solução de iodo) forma-se um complexo, que quando se aplica o álcool, desaparece ou é retido. Consoante a diferente sensibilidade das paredes celulares.
MATERIAIS
- Lamina
- Bico de Bunsen
- Alça de Semeadura
REAGENTES
- Cristal Violeta
- Lugol
- Álcool
- Safranina
- Microscópio
- Óleo de imersão
METODOLOGIA COMENTADA – COLORAÇÃO DE GRAM Um modo de diferenciar as bactérias gram positivas das gram negativas é pelo método denominado coloração de gram. Esse método requer a utilização de corantes específicos, tais