Coloração de Gram - Relatorio
Relatório
Conceito
A técnica de coloração de Gram foi descrita em 1884 pelo médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram, quando este procurava uma forma de caracterizar pneumococos do tecido pulmonar de pacientes mortos de pneumonia (Barbosa &Torres, 1999). Gram observou que as bactérias adquiriram cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes. Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos, de acordo com as suas diferenças na parede celular: as que ficavam roxas, denominadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, chamadas de Gram-negativas, (Ministério da Saúde, 2001).
Bactérias gram-positivas: parede celular mais espessa rica em peptidoglicanos (dissacarídeos e aminoácidos).
Bactérias gram-negativas: parede mais fina de peptidoglicanos e uma camada de lipopolissacarídeos (lipídeos e polissacarídeos).
O método de Gram é uma das mais importantes técnicas de coloração em microbiologia médica, fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, fornecendo informações importantes para o tratamento de doenças bacteriológicas.
Princípio do método
É um método que consiste no tratamento sucessivo do esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com diferentes reagentes (cristal de violeta, soluto de lugol, saframina, entre outos).
Originalmente esse tratamento era realizado com os reagentes violeta genciana, lugol, álcool-acetona e fucsina (Ministério daSaúde, 2001). No entanto, a técnica sofreu algumas modificações ao longo do tempo: o reagente violeta genciana foi substituído por outro tipo de cristal violeta: o violeta de metila; o álcool-acetona foi substituídopor álcool etílico 95% por ser mais seguro ao manuseio e não causar hiperdescoloração caso o operador não fosse muito cuidadoso; e a fucsina foi substituída pelo corante vermelho safranina devido à sua distância do violeta no espectro de cores, o que permite diferenciar com maior