Relatório Coloração de gram.
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microorganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.
Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
2. OBJETIVOS
Aprender a preparar esfregaço de bactérias;
Realizar a técnica de Coloração de Gram;
Aprender o fundamento do método de coloração de Gram;
Comparar a estrutura da parede celular das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas;
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1- MATERIAIS
Foram utilizados os seguintes materiais:
Alça Bacteriológica
Placas de cultura contendo escherichia coli (Gram negativa) e Staphylococcus aureus (Gram Positiva)
Recipiente para a coloração de gram
Lâmina de vidro
Lugol
Álcool
Fucsina
Cristal de Violeta
Bico de Bunsen
Fosforo
Papel Toalha
Microscópico
Óleo de imersão
3.2- METODOS
1) Esfregaço da Cultura Bacteriana Sólida:
Flambou-se a alça de platina, resfriou-se em um tubo com água esterilizada. A partir daí todo procedimento foi realizado próximo da chama do bico de bunsen. Em seguida, foi retirada uma gota de água estéril e depositou-se na lâmina. Foi novamente flambado a alça, resfriou-se e assim foi coletada uma amostra da cultura sólida, onde foi levada até a água depositada sobre a lâmina. Foi homogeneizado com movimentos circulares, obtendo-se um esfregaço oval, uniforme e fino. Após fixou-se o esfregaço passando a lâmina na